Atendimento de seg-sáb das 8h às 18h (61) 33891411 (61) 985759685

Com o retorno das aulas presenciais, escolas que passaram tanto tempo fechadas por conta da pandemia precisam estar em condições de receber seus alunos novamente. Quando se fala em ambientes como escolas, estamos falando de locais com grande número de crianças e/ou adolescentes, prezar pela segurança e saúde dos jovens estudantes é mais do que uma obrigação. 

A dedetização de escolas é necessária para a segurança do ambiente e também para todos os estudantes. Este é um serviço realizado com todo o cuidado pela Folha Dedetizadora. Com a intuição de esclarecer dúvidas sobre este serviço, criamos este artigo para explicar melhor o que você precisa saber sobre a dedetização do ambiente escolar. 

Com o retorno das aulas presenciais, escolas que passaram tanto tempo fechadas por conta da pandemia precisam estar em condições de receber seus alunos novamente. Quando se fala em ambientes como escolas, estamos falando de locais com grande número de crianças e/ou adolescentes, prezar pela segurança e saúde dos jovens estudantes é mais do que uma obrigação. 

A dedetização de escolas é necessária para a segurança do ambiente e também para todos os estudantes. Este é um serviço realizado com todo o cuidado pela Folha Dedetizadora. Com a intuição de esclarecer dúvidas sobre este serviço, criamos este artigo para explicar melhor o que você precisa saber sobre a dedetização do ambiente escolar. 

A importância de dedetização nas escolas 

As pragas urbanas podem estar em qualquer estabelecimento, instituição de ensino ou residência e causarão os mesmo problemas e danos em cada uma dessas propriedades. A fase da infância e da adolescência são algumas das mais sensíveis às pragas. Por conta disso, a dedetização das escolas é indispensável em todos os bimestres do ano letivo.  
 

Em um momento onde as aulas estão retornando ao modo presencial, não há para onde correr, a dedetização deve ser feita. Os responsáveis pelas instituições de ensino devem aproveitar os dias de férias para fazer a dedetização, seja de forma corretiva ou preventiva. 

As pragas urbanas são uma grande preocupação para qualquer local, mas quando o assunto é o ambiente escolar, tudo fica ainda mais preocupante por conta do alto número de pessoas que circulam por ele diariamente, entre alunos, professores e demais funcionários da escola. O risco de doenças causadas por excrementos dos animais invasores é muito grande. 
 

Os benefícios da dedetização em ambientes escolares 

  • Evitar infestações: Manter o ambiente livre de infestações significa mantê-lo em pleno funcionamento. Para que a escola esteja apta a receber alunos e funcionários, é preciso antes prevenir qualquer risco de infestação no local;  
  • Evitar surtos de doenças: Com as pragas longe da escola, surtos de doenças causadas por seus microrganismos. Em crianças e adolescentes, essas doenças podem ser ainda mais prejudiciais; 
  • Novo direcionamento higiênico para a escola: Quando a dedetização é realizada, a escola passa a ter diferenças na forma como o local é limpo. Uma limpeza mais assídua permite um controle ainda maior de insetos e outras pragas; 
  • Mantém a boa reputação da escola: A última coisa que um pai ou responsável pensa quando o assunto é a escola, é sobre uma praga tomando conta do estabelecimento. Insetos e animais perigosos são uma péssima imagem para qualquer instituição de ensino. A dedetização será um dos fatores que ajudará a manter a reputação da escola intacta. 

Outros riscos causados por pragas urbanas em escolas 

Algumas das principais pragas urbanas são as baratas, as formigas, os ratos e os cupins. Mesmo as formigas, que parecem inofensivas, agridem o ambiente e oferecem riscos a quem frequenta as escolas, como a contaminação por fezes, um risco também oferecido pelos ratos. 

As fezes dos ratos são prejudiciais, principalmente para a saúde das crianças e adolescentes, que são mais sensíveis às infecções por conta de seu sistema imunológico mais fraco. 

As fezes dos ratos podem se acumular em diversos ambientes, principalmente nos forros. Em alguns casos, em períodos de chuva, goteiras podem carregar estas fezes para outros locais e acabarem em contato direto com quem frequenta a escola. 

Os próprios invasores podem estar infectados, carregando agentes contaminantes perigosos enquanto rondam o ambiente escolar. As baratas, formigas e os ratos possuem o costume de andar por esgotos e por outros locais com altos níveis de sujeira como latas de lixo, o que acontece quando estão à procura de alimento. Os agentes nocivos destes ambientes sujos podem acabar grudados nas patas e nos pêlos destes invasores, sendo transportados diretamente para o ambiente da escola. 

No caso dos cupins, o problema está relacionado à estrutura da escola! Eles são capazes de se instalar e destruir diversos materiais do ambiente escolar, incluindo a própria escola, já que podem também penetrar no concreto. Além disso, os cupins podem destruir até mesmo livros, carteiras e estruturas de madeira dentro da propriedade. 

Perigos na cozinha 

A situação fica ainda mais preocupante quando os invasores se instalam na cozinha e/ou no refeitório da escola. Locais relacionados à preparação de comida ou ao seu consumo, devem estar sempre limpos e livres de pragas. 

Não dedetizar escolas é ilegal 

Existem normas estaduais específicas para a dedetização de escolas, muitas dizem respeito ao refeitório. Mas quando se trata do âmbito federal, a norma é imposta pelo PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A lei afirma que as escolas públicas devem ser dedetizadas pelo menos uma vez por ano para que a distribuição da alimentação escolar seja feita normalmente. Mas o ideal é que as escolas – públicas ou privadas – sejam dedetizadas pelo menos uma vez a cada seis meses, assim como acontece com casas e empresas. 
 

Como é feita a dedetização de escolas 

Para ter um serviço de dedetização que realmente seja completo é preciso, antes de tudo, entrar em contato com uma empresa que tenha profissionais especializados, como é o caso da Folha Dedetizadora.  

Após a vistoria do local e a contratação, a dedetização é feita com produtos químicos permitidos pela ANVISA, que serão utilizados nos locais requeridos pela escola para eliminar qualquer praga urbana que possa estar se proliferando por ali.  

Com a dedetização realizada, será criado um plano preventivo para evitar que os insetos e animais não voltem a aparecer e causar riscos aos alunos e funcionários da escola. O plano preventivo é formado por dedetizações periódicas que são essenciais para garantir que a escola fique livre de pragas. 

Fale com a Folha Dedetizadora 

Somos uma empresa especializada no combate às principais pragas urbanas como baratas, ratos, carrapatos, cupins, mosquitos, formigas, dentre outros. Trabalhamos com equipamentos de última geração e garantimos um serviço eficiente na sua escola. 

Respeitando o meio ambiente e a saúde dos nossos clientes e colaboradores, utilizamos somente produtos autorizados e registrados no Ministério da Saúde, e licenciados pela ANVISA.  

Entre em contato e peça o seu orçamento: 

(61) 33891411  
(61) 985759685 

Comentários