Atendimento de seg-sáb das 8h às 18h (61) 33891411 (61) 985759685

Se ver livre de insetos alados como moscas, mosquitos, mariposas e insetos rasteiros como baratas e besouros, é a vontade de muitos. Porém, esta parece ser uma tarefa difícil dado o tamanho destes invasores, mas isso não é um empecilho para a termonebulização, que se trata de uma aplicação direcionada ao combate desses invasores, seja em casas, ou até mesmo em grandes locais como galpões e depósitos de carga. 

Para que esta atividade tenha a eficácia desejada pelos contratantes e pelo contratado, ela é realizada com equipamentos conhecidos como “termonebulizadores”, que são utilizados nas grandes infestações de mosquitos de gêneros tais como Culex (pernilongo), Aedes (mosquito da dengue e da febre amarela) e Anopheles (transmissor da malária). Vai de cada um querer ou não uma apresentação da ferramenta, mas o que realmente importa é que essa é a forma mais eficaz para o controle de insetos alados e rastejantes. 

O grande atrativo para muitas pessoas em relação a esse tipo de tratamento é o “alívio imediato” que é proporcionado pela termonebulização, afinal, estamos falando de um método especial que é realizado com alta dispersão, que se difunde no ambiente com muita rapidez, sendo capaz até de ser confundido com aplicação de fumaça. Realmente existe uma certa semelhança, o que não passa de algo meramente visual, a termonebulização não é realizada com a queima do produto aplicado. Na verdade, o processo consiste na transformação de uma calda líquida, geralmente em base oleosa, em uma fina névoa. 

Alguns dos produtos mais indicados para o controle químico de mosquitos por termonebulização são os inseticidas piretróides com formulações especiais, à base de deltametrina. Também são indicados os piretróides, à base de lambdacialotrina, ou à base de cipermetrina. As recomendações dos produtos devem acontecer sob orientação de um profissional especializado. 

Os equipamentos para termonebulização 

Os equipamentos mais indicados para o trabalho de termonebulização são os que fazem aplicação direta no ambiente e permitem a utilização de substâncias sensíveis a altas temperaturas. 

Os termonebulizadores são os equipamentos responsáveis por soltar no ar do ambiente pequenas gotículas das substâncias recomendadas que ficarão suspensas no ar com o intuito de eliminar os insetos. A grande vantagem dessas gotículas está no fato delas poderem alcançar locais que não seriam alcançados por outros produtos ou equipamentos com menor eficiência. 

Por conta do poder de cobrir todo o ambiente onde a substância foi borrifada, os termonebulizadores conseguem eliminar um número maior de insetos, independentemente de seu tempo de vida – sejam eles insetos adultos ou até mesmo ovos. Em suma, é de se esperar que este procedimento atinja todas as pragas aladas ou rastejantes, algumas nem sempre visíveis a olho nu, de forma ainda rápida em comparação com outros procedimentos. 

Onde usar um termonebulizador? 

A termonebulização é considerada uma forma ainda mais eficiente de se livrar de pragas voadoras e rastejantes em diferentes tipos de ambientes. Dentre os locais mais recomendados para usar o termonebulizador estão:

  • Empresas;  
  • Residências;  
  • Escritórios;  
  • Comércios;  
  • Indústrias;  
  • E outros locais onde o serviço pode ser solicitado.  

Recomendações 

Não devem ser utilizados pós molháveis, suspensões concentradas. 

Não tente realizar você mesmo o serviço se não há especialização na área! Somente um profissional qualificado saberá qual a forma correta de diluir o inseticida, mesmo que se trate de um produto com baixos níveis de toxicidade para quem está utilizando.  

Existem algumas recomendações que só serão entendidas por quem tem o conhecimento necessário para realizar o serviço, como por exemplo: não diluir em óleos emulsionáveis. Isso acontece porque os aditivos emulsificantes causam entupimentos nos equipamentos. Uma pessoa leiga, deixaria isso passar e não realizaria o trabalho da forma correta. 

Também não é recomendada a utilização de óleo diesel ou querosene como diluente por conta do risco causado pela toxicidade desses produtos, bem como seu forte odor. 

Aplicações ao ar livre 

A aplicação ao ar livre deve ser feita em horários com pouco vento, ou seja, pelo horário da manhã, ao fim da tarde ou ao pôr do sol. Aplicar os produtos sob sol forte ou com muito vento fará com que a aplicação não seja bem-sucedida, assim como aplicar durante horários de chuva. 

O profissional contratado para fazer o serviço, irá distribuir de forma uniforme o produto pelo local que precisa ser tratado. 

Quais insetos são mortos pela termonebulização? 

A termonebulização é utilizada para o controle de várias pragas, algumas estão no ar, outras estão no chão. Alguns exemplos são:

  • Baratas; 
  • Mosquitos; 
  • Pernilongos; 
  • Moscas; 
  • Aranhas; 
  • Traças; 
  • Escorpiões; 
  • Pulgas; 
  • Ácaros; 
  • Formigas; 
  • Besouros; 
  • Entre outros. 

Este procedimento elimina os insetos com base na ingestão do produto aplicado.  

Outros locais onde o termonebulizador pode ser usado  

O termonebulizador não necessariamente é um aparelho para ser usado apenas no meio urbano, ele também pode ser utilizado em plantações com o intuito de acabar com alguma praga que está tomando conta do local. Infestação de formigas em plantações geralmente é o problema mais comum em que o aparelho é introduzido. 

O termonebulizador é colocado dentro do formigueiro, onde o líquido se tornará vapor, o que acontece por conta de um cano, até o olho do formigueiro. Quando o vapor tomar conta de toda a colônia de formigas, o cano será retirado e o formigueiro fechado. Este processo pode ser repetido, se for necessário. 

Entrando em contato com uma dedetizadora 

Antes de contratar o serviço, é preciso saber se este procedimento realmente se aplica ao seu espaço. Para isso, entre em contato com uma empresa de dedetização para uma vistoria, antes que o serviço seja de fato contratado. Assim, um profissional qualificado fará uma análise da situação e decidirá se a termonebulização se faz necessária. 

E caso o profissional decida que não há necessidade, ele certamente apresentará alguma alternativa para o seu problema com pragas urbanas. 

Chame a Folha Dedetizadora 

A Folha Dedetizadora conta com profissionais especialistas em termonebulização e os equipamentos mais modernos no combate a mosquitos e outras pragas, com eficiência e segurança para você e a sua família. 

Entre em contato: 

(61) 33891411  
(61) 985759685 

Comentários